top of page

Empadão de massa podre com recheio de creme de palmito


Esta receita é do Manjericão - Cooperativa Vegana. Ela é originalmente para fazer empadinhas, mas resolvi testar como empadão e deu super certo! A massa fica perfeita: quebradiça como tem que ficar e com o sabor maravilhoso!

Ingredientes:

Massa:

- 3 xícaras de farinha de trigo branca;

- 1 xícara de óleo;

- 3 colheres de chá de sal;

- molho shoyu para pincelar.

Recheio:

- 1 vidro (500 g) de palmito escorrido e picado;

- 1 tomate picado (a receita original adiciona também 1 xícara de ervilha em lata escorrida);

- 5 colheres de sopa de aveia em flocos finos (ou farinha de aveia);

- ½ cebola picada;

- 1 dente de alho amassado;

- sal e salsa desidratada a gosto (a receita original usa salsinha fresca picada);

- água o quanto baste;

- azeite para refogar.

Modo de preparo:

Para fazer a massa, adicione todos os ingredientes em uma vasilha grande e amasse bem com as mãos. A massa tem que ficar com uma textura quebradiça, mas não demais. Forre o fundo e as laterais de uma forma (usei uma forma de vidro quadrada de 21 cm de lado) com a massa, sem deixar buracos e reserve um pouco para cobrir o empadão.

Para fazer o recheio, refogue a cebola e o alho no azeite, adicione o tomate, o palmito, o sal e um pouquinho de água. Quando a água estiver quase secando, adicione a aveia, a salsinha e a ervilha, caso vá usar. O ideal é o recheio ficar mais seco, sem caldo, por isso se usa a aveia.

Adicione o recheio e tampe com o restante da massa. A dica que eu dou é separar a massa em várias partes, abri-las com a palma da mão e ir colocando em cima do recheio. Depois, com a base de uma colher, você vai unido os pedaços até ficar uma massa única cobrindo o recheio. Pincele um pouco de molho shoyu diluído em água por cima da massa para dar uma corzinha. Leve ao forno pré-aquecido a 210ºC até dourar.

CURTAM O JEITO VEG NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page