Leite de amendoim e hambúrguer de resíduo
- jeitoveg
- 8 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

Ingredientes:
- 1 e ½ xícara de amendoim sem sal;
- 1L de água filtrada.
Modo de preparo:
Deixe o amendoim de molho de 8 a 12 horas. Descarte a água do molho e, em seguida, coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo médio até começar a ferver. Desligue o fogo e deixe descansando por 5 minutos. Escorra, enxague em água fria e bata no liquidificador com a água filtrada por 5 minutos. Em seguida, coe (eu coo primeiro com uma peneira e depois com um voal). Conserve na geladeira por até três dias. Essa receita rende 1L.
Você pode usar o amendoim com ou sem pele, torrado ou não, o importante é que ele não seja salgado. Se você utilizar o amendoim torrado, o leite vai ficar com uma coloração mais escura (levemente marrom) e com um gosto mais acentuado e se você utilizar o amendoim não torrado, ele vai ficar bem branquinho (foto acima) e com um gosto menos acentuado. Adoro as duas versões e a escolha entre uma e outra depende do que pretendo fazer.
Com o resíduo, você pode fazer diversas receitas como, por exemplo, ricota, hambúrguer, cookies e cajuzinho. Geralmente, eu faço hambúrguer (o da foto deu uma queimadinha...rsrsrs). Abaixo, segue a receita.

Ingredientes:
- todo o resíduo que sobrou da receita do leite de amendoim;
- 4 colheres de sopa bem cheias de aveia em flocos finos;
- 2 colheres de sopa de sementes de linhaça hidratadas em 6 colheres de sopa de água (aguarde alguns minutos até virar uma gosminha);
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 2 colheres de chá rasas de sal;
- ¼ de xícara de cebola picada;
- 1 dente de alho grande picado;
- 2 colheres de chá de salsa;
- 2 colheres de chá de orégano;
- ½ colher de chá de curry;
- farinha de trigo integral para moldar (se achar necessário);
- fubá para empanar.
Modo de preparo:
Em uma vasilha, misture o resíduo e a aveia. Em seguida, acrescente a linhaça hidratada e o azeite e mexa bem. Por último, adicione os temperos aos poucos, sempre misturando-os bem à massa.
Para moldar, faça bolas com a massa e, se achar necessário, passe na farinha de trigo integral (ou outra farinha de sua preferência) para impedir que a massa grude na sua mão ou se despedace. Molde os hambúrgueres, empane- os no fubá (basta passar os hambúrgueres no fubá, pois como eles são úmidos, a farinha gruda sem precisar usar nada) e os coloque para congelar. Na hora de fazer, frite-os em chapa ou frigideira com um fio de óleo ou azeite.
Esta receita rende de 5 a 8 hambúrgueres, dependendo do tamanho e espessura que você moldar.
Comments